sexta-feira, 30 de março de 2012

Porque o céu é azul?


       A resposta está em como os raios solares interagem com a nossa atmosfera.
A luz é uma onde eletromagnética, e ela se colide com as moléculas que existem na nossa atmosfera fazendo com que fossem emitidas diversas cores. A cor azul é a onde de menor comprimento, e a vermelha de maior comprimento, as ondas de cores de menor comprimento tem a propagação mais fácil.

       Porém a luz violeta é menor do que a luz azul então porque o céu não é violeta? Porque na luz solar não existe luz violeta suficiente para iluminar o céu.Observem a decomposição da luz através de um prisma: Bons podem dizer que o prisma é a nossa atmosfera e a luz branca nossa luz solar.
Ao entardecer: O momento em que as cores, vermelho, laranja e amarelo são separadas e se tornam visíveis.

O Experimento:

    Lista de Material Uma lanterna de luz branca, uma aquário, água e um pouco de leite.

1) Coloque o aquário em cima de uma mesa, coloque água até a metade e coloque a lanterna encostada em uma das paredes do aquário;
2) Tente observar o feixe de luz que se propaga pela água; 
3) Acrescente gotas de leite;
4) Segure a lanterna contra o aquário , como foi feito antes. Repare que o feixe de luz agora é fácil de ser visto ao atravessar a água. Observe o feixe de luz olhando pelas outras laterais e pela face oposta a da lanterna, por onde a luz escapa do recipiente. Repare que, de lado, o feixe é visto ligeiramente azul e na extremidade oposta, aparece um pouco amarelado.
5) Acrescente um pouco mais de leite na água e observe o que acontece. Agora, visto de lado, o feixe de luz mostra-se bem azul e bastante laranja visto pela face oposta à da entrada da luz. 


Nomes: Alison Vidal
             Letícia Briasco