A resposta está em como os raios solares interagem com a nossa atmosfera.
A luz é uma onde eletromagnética, e ela se colide com as moléculas que existem na nossa atmosfera fazendo com que fossem emitidas diversas cores. A cor azul é a onde de menor comprimento, e a vermelha de maior comprimento, as ondas de cores de menor comprimento tem a propagação mais fácil.
Porém a luz violeta é menor do que a luz azul então porque o céu não é violeta? Porque na luz solar não existe luz violeta suficiente para iluminar o céu.Observem a decomposição da luz através de um prisma: Bons podem dizer que o prisma é a nossa atmosfera e a luz branca nossa luz solar.
Ao entardecer: O momento em que as cores, vermelho, laranja e amarelo são separadas e se tornam visíveis.
O Experimento:
Lista de Material Uma lanterna de luz branca, uma aquário, água e um pouco de leite.
1) Coloque o aquário em cima de uma mesa, coloque água até a metade e coloque a lanterna encostada em uma das paredes do aquário;
2) Tente observar o feixe de luz que se propaga pela água;
3) Acrescente gotas de leite;
4) Segure a lanterna contra o aquário , como foi feito antes. Repare que o feixe de luz agora é fácil de ser visto ao atravessar a água. Observe o feixe de luz olhando pelas outras laterais e pela face oposta a da lanterna, por onde a luz escapa do recipiente. Repare que, de lado, o feixe é visto ligeiramente azul e na extremidade oposta, aparece um pouco amarelado.
5) Acrescente um pouco mais de leite na água e observe o que acontece. Agora, visto de lado, o feixe de luz mostra-se bem azul e bastante laranja visto pela face oposta à da entrada da luz.
Nomes: Alison Vidal
Letícia Briasco
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEilpWlBJ7IhpcY-QuAnqkLGkMKsPu2UX1K7wdGuAqpuOdWeCBp7uKKL1BU5UjZfrMBo4sIBpGAcQB-zEk-2EUya7Bz8ORx786D0t8EIFHdEzN9fP5YCNUFnY1TMBoLzZIbny2QUARk42NF3/)