A câmara escura de orifício é um objeto totalmente fechado, com as paredes opacas e com um pequeno orifício em uma das faces. Ao colocarmos um pequeno objeto luminoso em frente à câmara, podemos observar a imagem formada na parede oposta ao orifício, sendo essa imagem real e invertida.
O olho humano se comporta como uma câmara escura de orifício, onde a luz entra pela íris, e o orifício central é a pupila. Ao penetrar a pupila, a luz chega à região oposta chamada de retina, onde a imagem é formada.
Na câmara escura, quanto menor for o orifício, mais nítida será a imagem formada pela câmara.
CONSTRUINDO UMA CÂMARA ESCURA:
1 tubo de papelão
1 pedaço de papel vegetal
1 tesoura
1 vela
Fita crepe/similar
Cartolina
Lápis
1º Pegue um tubo de aprox. 40cm, corte em 10cm;
2º Na cartolina desenhe a circunferência do tubo, prenda com fita numa das pontas do tubo maior;
3º Com a ponta do lápis faça um furo na cartolina - (Reserve);
4º Numa das pontas do tubo menor, prenda com fita uma circunferência feita de papel vegetal;
5º Prenda o tubo menor com a face (a que está com papel vegetal), com a face (ainda aberta do tubo maior);
6º Agora você tem uma câmara escura.
Deixe o ambiente o mais escuro possível, ligue a vela e olhe pela face oposta ao orifício.
Você irá perceber que a imagem da vela, será projetada invertida.
Obs.: Se quiser coloque uma lupa encostada na face com orifício para aumentar a nitidez.
CONCLUSÃO:
A luz emitida em linha reta, pela parte superior da vela, se propaga inferiormente no papel vegetal;
A luz emitida em linha reta, pela parte inferior da vela; se propaga superiormente no papel vegetal.
Nome: ARTHUR KRUMENAUER
muito intereçando esse experimento, com isso podemos entender perfeitamente o funcionamente de nossos olhos por exemplo. Pois estudos afirmam que nós enxergamos tudo invertido, onde nosse cerebro ficam responsaveis por 'desvirar' a imagem que enxergamos.
ResponderExcluirquando vi o experimento, pude entender 'na pratica' oque esse estudo afirma.
muito bem explica pelo colega arthur.
otimo trabalho
Muito boa a apresentação e o experimento, esse experimento nos faz entender como o olho humano e o celebro funcionam para nos fazer enxergar. Achei interessante por ser um modo simples de representação.
ResponderExcluiré incrível a maneira que o nosso cerebro trabalha me faz pensar em quantas coisas é capaz de fazer...
ResponderExcluirbem interessante esse experimento.
Se este experimento realmente reflete o modus operandi do olho humano, é fantástica a conclusão de que capta as coisas de uma forma, mas vemos de outra. Logo, as coisas não são como vemos. Ou são?
ExcluirAh! E meu caro colega Maurício, a palavra que procuras é "cérebro", não "célebro".
Contudo, ótimo trabalho!
ele pensa que é o cebolinha e 'tloca' o 'r' pelo 'l'
ExcluirEste experimento foi muito importante para pudéssemos compreender o modo como vemos e também para acrescentar em nosso conhecimento!A apresentação foi muito clara e nos permitiu perfeita compreensão através da esplicação de nosso colega!!!
ResponderExcluirMuito interessante pois nao acreditava que poderia mesmo acontescer de olhar algo ao contrario pois como um simples tubo com papel vegetal e um pequeno furo
ResponderExcluirpudesse fazer com que eu enxergasse um carro do outro lado de cabeça para baixo incrivel muito bom mesmo!
Trabalho muito bem realizado pelo meu colega o arthur que fez uma explicaçao otima tambem deixando o trabalho ainda melhor meus parabens pois e muito interessante a camera escura que nos faz enxergar as coisa ao contrario ou seja de cabeça para baixo..
ResponderExcluiresse experimento foi muito bem explicado e tambem foi um modo de nos vemos como a camera escura funciona de cabeça para baixo . Muito boa a apresentaçao do Arthur ,gostei mesmo .
ResponderExcluirMuito divertida a experiência da câmara escura nos mostrando a imagem invertida que é formada na mesma.
ResponderExcluirAdorei essa experiência, é fascinante o efeito que se propaga inferiormente num simples papel vegetal.. e sem comentários para o colega Arthur, que explica com grande facilidade!
ResponderExcluirAdimiro muito nosso colega Arthur pelo desempenho na apresentação, achei muito legal o experimento, que nos faz enchergar as coisas inversainversa.
ResponderExcluirMuito bem explicado pelo nosso colega Arthur, vimos na pratica o que estamos estudando, gostei muito do trabalho.
ResponderExcluirNos mostrou a propagação da luz da vela em linha reta no papel vegetal. Experimento muito interessante que deixou as imagens invertidas.
ResponderExcluirMuito legal ver a imagem invertida (:
Excluire foi bem explicado.