sexta-feira, 22 de junho de 2012

REFRAÇÃO

No experimento apresentado pelo professor na manhã de hoje, foram utilizados:
*Glicerina
*2 Copos de vidro (de forma que um entre no outro)

Características :

1- Adiciona-se a glicerina no copo maior;
2- Coloca-se o copo menor dentro do maior, de modo a 'afundar' na glicerina;
3- Após preenchido o espaço, observa-se que o copo que estava dentro do outro "desaparece".


10 comentários:

  1. Pode-se observar o "desaparecimento" do outro copo, graças ao índice de refração do vidro e da glicerina serem iguais.
    Se não fosse em uma aula de fisica poderia dizer que foi uma 'mágica', mas como foi, consigo concluir que tudo isso é explicado pela refração.

    ResponderExcluir
  2. O professor julio pediu que alguem levasse dois vidros de glicerina,chegou na aula e colocou glicerina em um dos copos, e colocou o outro dentro deste, o copo foi desaparecendo conforme ele ia precionando ate sumir totalmente.
    e isso aconteceu porque o indice de refração da glicerina é igual ao do vidro.

    ResponderExcluir
  3. Com dois potes de glicerina e dois copos sendo um grande e outro pequeno ele fez a experiencia do deparescimento do copo menor. Como isto simples derramou parcialmente um tubo e meio de glicerina dentro do copo grande e depois com o copo menor ele o colocou dentro do copo grande e foi pressionando, com isto foi acontescendo esse desaparescimento.Isto acontesce porque o indice de refracão da glicerina eo mesmo indice do vidro portanto da certo. ou seja se fosse agua no lugar da glicerina nao iria funcionar pois os indices sao diferentes.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Achei muito interessante, pois quando mergulhamos o copo de vidro dentro de um recipiente com glicerina, aparentemente ele desaparece. Isso ocorre porque o vidro e a glicerina tem índice de refração muito parecidos, dando a "ilusão" de que o copo de vidro desaparece dentro da glicerina.

    ResponderExcluir
  6. bom esse experimento mostra que podem ser possivel distiguir objetos transparentes mergulhados na água porque a luz sofre desvios quando atravessa a superficie entre os dois materiais e tambem isso acontece porque os ambos recipientes estao com o mesmo material e a taxa de refração fica igual nos dois.

    ResponderExcluir
  7. Experimento muito interessante mostrado pelo professor, nos mostrando o resultado de uma experiencia criativa e legal, nos deixando incapaz de distinguir os dois copos.

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Muito interessante o experimento, pois nos mostrou que o indice de refração da glicerina é igual ao do vidro. E o professor nos mostrou diretamente que com sim, é possível colocar um copo dentro de outro com uma quantia de glicerina.

    ResponderExcluir
  10. aLGUEM PODE ME DAR UMA EXPLICAÇÃO BEM COMPLETA, PARA EU APRESENTAR ESSA EXPERIENCIA NA MINHA ESCOLA ???

    ResponderExcluir