sexta-feira, 30 de março de 2012

Porque o céu é azul?


       A resposta está em como os raios solares interagem com a nossa atmosfera.
A luz é uma onde eletromagnética, e ela se colide com as moléculas que existem na nossa atmosfera fazendo com que fossem emitidas diversas cores. A cor azul é a onde de menor comprimento, e a vermelha de maior comprimento, as ondas de cores de menor comprimento tem a propagação mais fácil.

       Porém a luz violeta é menor do que a luz azul então porque o céu não é violeta? Porque na luz solar não existe luz violeta suficiente para iluminar o céu.Observem a decomposição da luz através de um prisma: Bons podem dizer que o prisma é a nossa atmosfera e a luz branca nossa luz solar.
Ao entardecer: O momento em que as cores, vermelho, laranja e amarelo são separadas e se tornam visíveis.

O Experimento:

    Lista de Material Uma lanterna de luz branca, uma aquário, água e um pouco de leite.

1) Coloque o aquário em cima de uma mesa, coloque água até a metade e coloque a lanterna encostada em uma das paredes do aquário;
2) Tente observar o feixe de luz que se propaga pela água; 
3) Acrescente gotas de leite;
4) Segure a lanterna contra o aquário , como foi feito antes. Repare que o feixe de luz agora é fácil de ser visto ao atravessar a água. Observe o feixe de luz olhando pelas outras laterais e pela face oposta a da lanterna, por onde a luz escapa do recipiente. Repare que, de lado, o feixe é visto ligeiramente azul e na extremidade oposta, aparece um pouco amarelado.
5) Acrescente um pouco mais de leite na água e observe o que acontece. Agora, visto de lado, o feixe de luz mostra-se bem azul e bastante laranja visto pela face oposta à da entrada da luz. 


Nomes: Alison Vidal
             Letícia Briasco

12 comentários:

  1. é interessante saber que além do que vemos há muito mais coisas envolvidas para que ocorra

    ResponderExcluir
  2. Super interessante saber o real motivo de o céu ser azul. Que mesmo sendo a luz violeta a de menor velocidade, ela não está em quantidade suficiente para iluminar todo o céu.
    Parabéns à colega que apresentou um experimento super eficiente e que cumpriu o objetivo final.

    ResponderExcluir
  3. Fizeram uma experiencia muito interessante utilizando um aquario com água, uma lanterna e depois acrescentaram leite, podemos notar o objetivo do experimento cumprido, com a mudança de cor no fim da luz refletida no aquário, e depois nossos colegas explicaram porque o céu é azul.

    ResponderExcluir
  4. Muito interessante a apresentação e a colega pode nos mostrar na experiencia a mudança da cor quando a luz é refletida de um lado do aquário, demonstrando a forma com que as luzes se propagam no aquário referente as ondas eletromagnéticas produzidas.

    ResponderExcluir
  5. quando ela nos mostrou a tabela de cores, eu até pensei em perguntar o por que do ceu ser azul se a menor frequencia era violeta. mas quando fui abrir minha boa a leticia me calou dizendo que o ceu só nao é violeta
    pq não há luz solar violeta suficiente para iluminar o ceu. dai fiquei quieto..
    mas muito boa a explicação, de facil entendimento.

    e quando chegou na hora da experiencia nao estava entendendo. oq o leite tinha a ver com aquilo tudo.
    dai depois que vi o resultado me surpeedi.

    muito bom o trabalho

    ResponderExcluir
  6. Bem esclarecido a apresentação e a representação no aquário o que nos fez entender bem o conteúdo apresentado. Ao desencadear da apresentação houve algumas perguntas que logo foram esclarecidas como porque o céu não é violeta? o que foi respondido de imediato pela dupla.
    Muito boa a apresentação. De fácil entendimento

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade, há um ponto muito importante a ser discutido. O céu é azul "em si", ou "para nós"? Sendo que a cor azul é a maneira do nosso cérebro interpretar o estímulo causado pela frequencia eletromagnética específica. As abelhas, por exemplo, enxergam o ultra-violeta. Os cachorros não vêem as cores. Logo a aperência do céu azul é exclusivamente humana e talvez de alguns outros animais, não sendo uma verdade absoluta.

      De qualquer forma, no que remete à percepção humana do mundo, o motivo de percebermos o céu com a propriedade azul está bem explanado no trabalho acima. Muito bom!

      Excluir
  7. Ótimo conteúdo para estudo! Através da nítida explicação de nossa colega podemos perceber tudo de maravilhoso que acontece para que o céu seja este azul que tanto apreciamos !!!
    Ótimo trabalho!

    ResponderExcluir
  8. Gostei muito da apresentaçao da leticia porque nos fez ver como sao as mudanças das cores e tambem percebemos porque o céu é azul .

    ResponderExcluir
  9. É ai que vemos que a física nos da resposta de algo que não conseguimos compreender aos olhos nu. E que pra tudo há uma resposta. "Porque que o céu é azul?" ta ai a resposta Renato Russo, porque os raios solares interagem com a nossa atmosfera... hahah beijos Nato

    ResponderExcluir
  10. ótimo trabalho apresentado pela nossa colega Leticia, como minha colega acima comentou a fica responde algo que não conseguimos compreender, e essa questão de por que o céu é a azul eu nem imaginava que era porque os rais solares interagem com a nossa atmosfera.

    ResponderExcluir
  11. Exelente apresentação da colega que nos fez compreender a brilhante capacidade que a luz solar possiu e nos ajudou a saber o porquê do nosso céu ser azul.
    Cindy M.

    ResponderExcluir