sexta-feira, 11 de novembro de 2011

PESQUISA DA SEMANA - Bahia

IV Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional
Segurança alimentar é discutida em conferência nacional na capital baiana.


Aproximadamente duas mil pessoas representantes de governos e da sociedade civil de todos os estados brasileiros discutem durante três dias, na Bahia, a implementação de políticas públicas de garantias à alimentação adequada para milhões de brasileiros em situação de extrema pobreza.

O debate, iniciado nesta segunda-feira (7), no Centro de Convenções da Bahia, em Salvador, é realizado durante a 4ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional - Alimentação Adequada e Saudável: direito de todos, que acontece até a próxima quinta (10). Representantes de países da América do Sul e da África também participam do evento para conhecer a experiência brasileira no setor.

A abertura do evento contou com a presença do ministro do Desenvolvimento Agrário, Afonso Florence, da ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, do governador Jaques Wagner, de secretários de Estado e prefeitos baianos e de outros estados do Brasil. Além de representantes indígenas, de agricultores familiares, ONGs, movimentos sociais, entidades religiosas entre outros.

Um dos objetivos da conferência é promover a soberania e segurança alimentar, por meio da implementação da política e do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan) nas esferas de governo e com a participação da sociedade. A escolha da Bahia para sediar o encontro está associada ao processo de implementação do Sisan e de implantação de programas que contribuíram para a promoção da segurança alimentar.

Segundo o secretário baiano de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza, Carlos Brasileiro, milhões de brasileiros foram retirados da fome por meio das ações desenvolvidas pelos estados. Outro resultado positivo, segundo o Ipea, é a retirada de 970 mil baianos da condição de pobreza.

Entre as ações que contribuem para assegurar a alimentação adequada estão a inclusão de 268 mil famílias no Programa Bolsa Família, incentivo à agricultura familiar, apoio a 1.097 projetos comunitários de geração de renda, beneficiando 105 mil famílias em 344 municípios, entre 2007 e 2010, por meio do programa Produzir, e elaboração da Política Estadual de Alimentação e Nutrição.

11 comentários:

  1. muito importante essa preocupação com a alimentação correta, nos tempo de hoje estamos descuidando demais da nossa alimentação e não podemos deixar isso acontecer.

    ResponderExcluir
  2. É exatamente esse exemplo que os governos de todos os estados deveriam, seguir durante o ano todo.
    Uma comissão formada pela própria população, para reorganizar e elaborar novas situações governamentais.
    E essa comissão que controla a alimentação, se torna muito importante, devendo ser seguida por mais tempo.

    ResponderExcluir
  3. Acho que isso deve ser levado a serio e não somente discutido e planejado e sim colocado em prática, pois tem muitas pessoas que não tem minimas condições de alimentação, e outras que espanjam, colocam fora, fazem cara de nojo e não param para pensar naquelas pessoas que dariam tudo para ter um prato de comida em sua frente.
    Muito bom essa atitude e que seja seguida por todos, assim vamos diminuir a fome das pessoas que não tem culpa!

    ResponderExcluir
  4. Bom foi citado na reportagem o Programa Bolsa Familia que é para dar um ajuda de custa para as familias poderem ter uma alimentação melhoror ,adequada, poderem se alimentar no minimo tres vezes ao dia, porem tem pessoas que não precisam desse beneficio mesmo assim recebem e usam o dinheiro para outras coisas e assim elas tiram de quem realmente precisa.
    Esse beneficio tinha que ser melhor administrado e so repassado para quem realmente precisa!

    ResponderExcluir
  5. Uma grande iniciativa do Governo, que nao abrange somente o Brasil, mas tambem uns dos lugares com mais indices de fome: a Africa.
    Esse tipo de ideia deveria se expandir por todo o Brasil para que podessemos viver em um país melhor.

    ResponderExcluir
  6. Essa é uma grande ideia do governo, resta esperar que esses projetos saiam do papel para que algo seja mudado nessa triste realidade na qual a maior parte da população brasileira está incluída. Além disso, precisamos incentivar para o uso consciente dos recursos que o planeta nos oferece. Não basta esperar que governantes tenham brilhantes ideias, é necessário a conscientização de cada um de nós para um futuro mais sustentável e mais saudável para habitarmos.

    ResponderExcluir
  7. Uma ótima e excelente iniciativa do governo, além de melhorar a segurança da alimentação ajuda na saúde das pessoas previnindo doenças.E como ja foi citado a cima esta iniciativa podia se expandir no Brasil inteiro.

    ResponderExcluir
  8. Legal essa iniciativa do Governo, que nao abrange somente o Brasil, mas tambem uns dos lugares com mais indices de fome como a África...Não basta esperar que governantes tenham brilhantes ideias, é necessário a conscientização de cada um de nós para um futuro mais sustentável e mais saudável para habitarmos.

    ResponderExcluir
  9. é uma ótima ideia mas não apenas a pobreza e a alimentação é a grande preocupação mais sim a educação que é a base de tudo

    ResponderExcluir
  10. muito importante cuidarmos bem da nossa alimentação gente.
    muita gente pensa que comer uma bolachinha de cafe da manha ou almoço esta se alimentando ..
    na verdade está somente enchendo a barriga.. pois as vitaminas necessarios pro nosso organismo nao estão presentes nessas 'porcarias'..
    outras pessoas param de comer qndo querem imagrecer. e isso é errado, pois tem que comer, somente regulara e nao exagerar na hora de comer

    ResponderExcluir
  11. Esses tipos de projetos que devem ser investidos no brasil, para melhorar oque mais atingi o mundo a fome. Alem de encher os bolsos dos políticos.

    ResponderExcluir