sábado, 6 de agosto de 2011

PESQUISA DA SEMANA - Belo Horizonte

Pacientes com câncer ganham perucas em BH
Três mulheres que fazem quimioterapia receberam o acessório. Psicóloga diz que iniciativa ajuda no combate a doença.

Elizabeth de Azevedo olha no espelho pela primeira vez com a peruca (Foto: Pedro Triginelli/G1)Já imaginou receber de presente de aniversário a notícia de que você está com câncer? Pois é, isso aconteceu com a gerente de marketing, Elizabeth de Azevedo, há três anos. Hoje, com 34 anos, apesar de não ser o aniversário dela, a notícia foi bem mais alegre. Ela e duas outras pacientes, que fazem sessão de quimioterapia no Hospital Mário Penna, em Belo Horizonte, receberam de presente uma peruca nesta quarta-feira (3). "Para a mulher o pior momento não são os enjôos, as quimioterapias, e sim quando você perde os cabelos. Você perde a sua feminilidade. Sei que o primeiro presente [a notícia da doença que recebeu há três anos] não foi bom, mas esse [a peruca] foi ótimo. É um passo para se sentir mais perto da cura", disse.

A iniciativa de ajudar os pacientes com câncer é uma parceria entre o hospital e um núcleo de terapia capilar. Segundo a dona do núcleo, Fernanda Tompa, ela e mãe procuraram hospitais onde as pessoas não tinham condições de comprar as perucas para fazer a parceria. Os acessórios são feitos de cabelos naturais e valem entre R$ 1 mil e R$ 3 mil.

Nelsione Dias quando chegou ao hospital e depois de receber a peruca (Foto: Pedro Triginelli/G1)A doméstica Nelsione Dias, que também recebeu uma doação, disse que perdeu os cabelos com o tratamento contra o câncer em fevereiro deste ano, mas até hoje chora ao se olhar no espelho. "A queda do cabelo é muito triste. Estou muito alegre com este presente. Não tenho condições de comprar uma peruca. Não esperava ganhar. Vou ficar emocionada ao me olhar de cabelo todos os dias", explicou. Ela recebeu uma peruca com cabelos castanho claro até os ombros.
O diretor do hospital, Éder Lucio, comentou que reconstituir a imagem do paciente é fundamental para o tratamento. "Para receber as doações, o paciente deve estar recebendo o tratamento pelo Sistema Único de Saúde e não precisa comprovar renda", disse.

A psicóloga do hospital, Andrea Pereira Gazzinelli, disse que a peruca traz força para que as mulheres consigam combater a doença. "Para algumas mulheres, o cabelo representa a identidade do ser feminino. Com a perda dele, ela passa a ter dificuldade de se inserir na vida social", falou.
A terceira paciente, Elenice Mendes Pereira, de 33 anos, já tinha uma peruca, mas disse que as feitas com cabelos naturais são mais reais. "A gente sem o cabelo não é nada. Fui tomar banho e os cabelos caíram em minhas mãos", falou. Ela saiu do hospital com os cabelos claros, escovados até os ombros.

18 comentários:

  1. Esta iniciativa é muito importante para essas pessoas que precisam recuperar sua auto-estima, sua vontade de viver, acredito que se todas as pessoas sujeitas a quimioterapia tivessem a oportunidade de ganhar esses acessórios, com certeza iriam recuperar a vontade de vencer e iriam se empenhar mais, pois o psicológico a partir do momento que recebe uma notícia deste tipo começa a enfraquecer, e às vezes uma simples peruca, consegue reerguer essa pessoa, fazendo com que a mesma consiga uma força interior para seguir em frente contra esta doença.

    ResponderExcluir
  2. Uma boa iniciativa, pois melhora a auto estima da pessoa, dando meios de descontração para o tratamento da doença.

    ResponderExcluir
  3. Creio que é muito difícil para todas que convivem com o câncer, sendo ele qualquer, tipo. Esses "presentes" que não custam caro para grandes empresários que poderiam fazer a gentileza de doá-los a quem necessita, tem um grande valor sentimental e emocional para as mulher que sofrem da doença e como dito conseguem recuperar a feminilidade.
    Cada estado deveria ter uma comissão de empresários colaboradores que tivessem um desconto em seus impostos locais se doassem uma certa quantidade de "produtos" que ajudassem as pessoas necessitadas, desde alimentos, perucas, brinquedos, remédios e afins. E acho que se todos os estados do nosso Brasil fizessem isso não teriamos do que reclamar tanto deste país.

    ResponderExcluir
  4. Receber uma noticia dessa com certeza não é fácil, ainda mais no dia do aniversario. Achei interessante essa iniciativa, pois com certeza ajuda e muito no tratamento de pessoas com câncer, principalmente mulheres, pois perder os cabelos não deve ser fácil, ainda mais sabendo que é por uma doença como essa. Acho também que o governo deveria dar mais apoio a esse tipo de tratamento, pois ajuda muito principalmente na auto estima da paciente e com certeza essa paciente vai levar o tratamento de outra forma e a chance de se curar só pela auto estima aumentaria e muito.

    ResponderExcluir
  5. Muito bom a iniciativa tomada pela Fernanda Tompa é muito interessante, pois da às pessoas que não tem condições de comprar uma peruca e que já passam por muitos problemas devido ao câncer. O cabelo é tudo para uma mulher imagina de uma hora pra outra você vê seus cabelos caindo e não pode tomar mais nenhuma iniciativa. Pois é muito boa a intenção e que continua a progredir e que além dessas três mulheres muitas outras com esta doença tenham a sua auto estima renovada.

    ResponderExcluir
  6. Acho muito interessante esta ajuda que a saúde do Brasil esta dando a estas mulheres que já tem um grave problema e para elas seus cabelos são muito importantes assim como é para todo mundo. Um bom passo que o Brasil da para frente e que continue fazendo as pessoas mais felizes porque a gente pensa que quando estamos com câncer não tem mais solução e agora mostraram a elas o contrario. Fico muito feliz por elas e que este movimento continue.

    ResponderExcluir
  7. Bom acho muito importante esse núcleo acertar essa parceria para que as pessoas que sofrem de câncer terem um animo a mais, que sintam que estão de cabelos porque a perda do cabelo para a mulher é como perder uma parte da sua feminilidade ou ate toda. Esse núcleo ajudou o hospital mas não só o hospital mas ajudou as pacientes se sentirem muito melhores,pra todo mundo usar a peruca ate quem tem falta de dinheiro.

    ResponderExcluir
  8. Muito legal essa iniciativa, pois receber esse tipo de noticia não deve ser facil, e depois só tende a piorar com a quimioterapia, pois faz com que se sintam diferentes das outras pessoas, por causa do cancêr, isso é um incentivo, a todos as pessoas que sofrem com essa doença, não é uma cura mas pode ser um incentivo a ele, pois concerteza aumenta a auto estima de muitas mulheres, fazendo com que se sintam mais bonitas, e com isso fazer as quimioterapia sem medo de perder seus cabelos.

    ResponderExcluir
  9. Boa iniciativa do hospital, pois receber uma noticias dessas já não é uma coisa boa, ainda mais no dia do seu aniversário, com esse presente (a peruca) faz com que a paciente sinta-se melhor com mais motividade de curar-se o mais rapido possivel, passar por quimioterapias não deve ser nada facil, ninguem gostaria de ter que raspar o cabelo.

    ResponderExcluir
  10. Bom ,gostei muito dessa iniciativa do hostipal em fazer perucas para pessoas com cancer pois ajuda a fazer tratamento e ter uma auto estimula muito boa.Seria muito bom se todos os estados do Brasil fizesse isso ia ser otimo para as pessoas que convivem com essa doença,pois deve ser muito ruim ter que raspar o cabelo.

    ResponderExcluir
  11. Achei muito legal que o Hospital está fazendo com essas mulheres que as vezes tão novas perdem os cabelos, e como a psicóloga Andrea Pereira Gazzinelli comentou que "Para algumas mulheres, o cabelo representa a identidade do ser feminino." creio que muitas mulheres pensam nisso,acham que se perderem os cebelos irão ser menos femeninas e por essa causa o Hospital Mário Penna está ajudando essas mulheres que sofrem por esses motivos.

    ResponderExcluir
  12. Achei muito bonito o que a Fernanda Tompa e sua mãe que são donas do Nucleo capilar, ajudar as mulheres que não tem condições de comprar sua peruca, como o texto mesmo falou, o primeiro presente que ela recebeu não foi nada bom, já a peruca foi muito importante para elas, que podem pelos menos tentar voltar a suas vida normal.

    ResponderExcluir
  13. Muito boa mesmo esta iniciativa, o hospital esta ajudando na auto estima destas mulheres que além do carinho que estão recebendo no Hospital de Belo Horizonte, estão recebendo mais um sinal de cura, e ainda mais interessante ainda,é que eles propuseram a parte que chama mais atenção na alma feminina os cabelos , pois quando elas perdem aos pouquinhos ...parece que vão perdendo a vida, e que com esse sinal de esperança parece que há sim a chance de um recomeço.

    ResponderExcluir
  14. Essa iniciativa foi uma dádiva para essas mulheres, por que realmente, o cabelo é o que identifica o ser feminino, e por causa da quimioterapia, com a queda dos cabelos, as mulheres acabavam por perder muito o autoestima, achando que não conseguiriam ser novamente quem elas eram, com uma peruca de presente, elas acabam por ver, que ainda a chance de uma nova vida, um novo recomeço, o que é muito bom, por que quando estamos felizes, os tratamentos médicos são mais eficazes, se acreditamos na cura, seremos curando, demorando ou não. Realmente o Hospital Mário Penna e o Núcleo de Terapia Capilar, estão de parabéns!!

    ResponderExcluir
  15. A iniciativa deste hospital foi um caminho aberto para qualquer mulher (principalmente) que ao fazer as cessões de quimioterapia perdem o que as deixa feliz os cabelos!A vaidade e a autoestima destas com o tratamento é baixa por sabem que ao término não haverá mais os seus cabelos,e com essa novidade a autoestima irpa voltar de certa forma e a vida recomeçar,excelente forma de trazer novidade e felicidade para as mulheres.

    ResponderExcluir
  16. achei muito interessante e ao mesmo tempo uma ideia maravilhosa. Pois fiquei me imaginando no lugar delas, deve ser horrivel, por que como a Andrea Pereira Gazzinelli disse os cabelos as vezes sao a identidade da mulher, e as pirucas de cabelos naturais fortelecem a esperança dessas mulheres que passam por dificuldade. Acredito que ameniza a situação.

    ResponderExcluir
  17. Apesar de não ser muito significante para as pessoas que não intendem muito do assunto, para as pessoas que tem essa doença e sofrem com esse preconceito de não ter cabelo e se achar diferentes que os outros, para elas isso significa uma vida nova, um novo sentimento.
    Achei muito interessante essa força que esses doutores estão dando para essas pessoas necessitadas, sempre é bom ajudar o próximo, ainda mais os que precisam mais, não em bem material mais em bem sentimental.

    [Douglas Grassi] Gordão!

    ResponderExcluir
  18. Achei uma boa ideia do hospital e do núcleo de terapia capilar, criativa e que teve um bom efeito nas pacientes que recuperarão suas auto-estima assim continuando o tratamento e evitando a vinda da depressão. Muitas mulheres evitam o tratamento por cair os cabelos e deixam o câncer se espalhar ou evoluir para um câncer mais sério o que é errado. Deve-se lutar contra a doença o mais cedo possível.

    ResponderExcluir