domingo, 14 de agosto de 2011

PESQUISA DA SEMANA - Manaus

Intercâmbio de alunos do Telecurso no Norte marca Dia do Estudante

Para celebrar o Ano Internacional das Florestas, declarado pela ONU em 2011, oito alunos de projetos que utilizam a metodologia Telecurso em grandes centros urbanos brasileiros participaram de um intercâmbio diferente esta semana. A convite da Fundação Roberto Marinho, eles viajaram para Manaus (AM) e Xapuri (AC) para conhecer a Região Amazônica e celebrar o Dia Nacional do Estudante, comemorado nesta quinta-feira.

Os alunos são muito esforçados para estudar diante de tantos obstáculos
Por cinco dias, alunos como os pernambucanos Vitor de Souza e Ana Paula da Rocha, e os fluminenses Vinicius Cortes e Aline Almeida integraram várias atividades, como oficinas de fotografia artesanal e uma visita à Escola Estadual Esperança, na Vila de Itapeaçu, em Uricurituba, a cinco horas de Manaus.
Eles viram como alunos do colégio, às margens do Rio Amazonas, têm acesso à educação de forma interativa, graças ao projeto Igarité, parceria da fundação com o governo do Amazonas. Com ajuda do material didático do Telecurso, 190 turmas de alunos de 6 a 8 anos têm acesso a essa formação, que também conta com professores em sala. Em toda a região, são 17.130 alunos beneficiados pelas teleaulas.
- Achei muito interessante a experiência de ensino. Os alunos são muito esforçados para estudar diante de tantos obstáculos. Vou levar essa lição para o resto da vida - disse Aline, de 19 anos, de Petrópolis.


22 comentários:

  1. Acredito que essa seja uma experiência muito interessante, pois há a inclusão social de jovens que moram nas cidades grandes com outros jovens menos favorecidos de regiões mais carentes, que lutam para estudar, e buscam um futuro melhor para si, enquanto outros esbanjam sua insatisfação de estar em uma escola e simplesmente não reparam em quem se tornariam sem a mesma.

    ResponderExcluir
  2. Muito interesse foi esta experiência para eles, pois para muitos acham que enfrentam dificuldades de verdade que a preguiça é maior que não os deixa ir à aula, mais essas crianças não com toda a dificuldade que elas enfrentar ainda arranja tempo para ir pra escola é de pessoas assim que precisamos que sabem o que querem e que correm atrás para realizar seus sonhos.

    ResponderExcluir
  3. Tantas pessoas jogando as oportunidades que podem usufruir fora, e diversas crianças, adolescente e também adultos precisando de oportunidades que nem essas para ter um futuro melhor pessoas que não dão valor ao que tem que acham que a vida deles é ruim porque tem que estudar, mas porem tanta criança querendo estudar. Muito boa a atitude de misturar as realidades assim as pessoas vão criar mais consciência e dar valor para as coisas que tem.

    ResponderExcluir
  4. Uma ótima experiência para esses jovens, já que no nosso Brasil ainda existem muitos jovens com apenas um sonho de ter uma oportunidade! E aqueles jogando novos caminhos , estudos e oportunidades fora, e é assim com novos projetos, encarando a frente a realidade que as pessoas vão se dar conta de que existe ...um mundo que está cheio de pessoas que estão dispostas á tudo para ter um futuro melhor.Muito bom mesmo esse intercâmbio em Manaus.

    ResponderExcluir
  5. Isso é uma ótima oportunidade para esses jovens, e com certeza ajuda no desenvolvimento escolar do Brasil, de certa forma que esses jovens se tornarão profissionais mais competentes em suas áreas, pois esses sim dão valor ao "diploma" alcançado. Esse tipo de projeto deve ser realizado com mais frequência, pois é uma oportunidade de "ouro" para jovens que queiram se tornar profissionais dedicados e competentes em qual seja a sua área de formação. Ótimo projeto por sinal.

    ResponderExcluir
  6. Muitas vezes os jovens almejam um intercâmbio para o exterior (claro que devem continuar fazendo isso), mas tão quanto importante que para um outro país, é o intercâmbio dentro do nosso próprio país.
    É através dessa oportunidade que pessoas melhores de vida e muitas vezes pouco interessadas com a natureza percebem o dia-a-dia de povos diferentes que tem como "missão" diária promover um melhor aproveitamento, e lutando contra a exploração de belezas naturais em solo brasileiro.

    ResponderExcluir
  7. Uma boa oportunidade a muitos jovens, e pode se dizer um insentivo maior a os adolescentes de interiores, que muitas vezes acham que por não morarem em uma metropolitana, são inferiores.E com isso vem ajudando o Brasil no seu desenvolvimento cada vez mais, e buscando a aprendisagem mais ''gostosa'' pode se dizer com mais praser de fazer as coisas, transformando nossos juvens estudantes e profissionais de ótimas qualidades.

    ResponderExcluir
  8. Uma boa iniciativa, dando oportunidade a pessoas que não tem acessibilidade a estudar, pois conhecimento é muito importante para a própria pessoa e tambem fundamental para o desenvolvimento do país.

    ResponderExcluir
  9. Achei muito legal este projeto e acredito que muitas pessoas também gostariam de participa-lo.O Intercâmbio também mostra outras realidades e culturas que não vivemos.
    E gostaria de parabenizar esses alunos que viveram essa experiencia.

    ResponderExcluir
  10. Muito interessante essa iniciativa deste projeto em ter um mundo cheio de pessoas que possa ter um futuro melhor e que esses jovens poderao se tornar uns otimos profissionais nas suas areas.

    ResponderExcluir
  11. Ótima iniciativa, boa oportunidade para pessoas que não tem acessibilidade de estudar, o conhecimento é muito importante para todas as pessoas, então quando se tem uma oportunidade tem que se aproveitar ao maximo. Isso ajuda muito no desenvolvimento escolar no Brasil, pena que não é todos que tem essas oportunidades.

    ResponderExcluir
  12. ótimo,esse projeto e com uma experiencia de conhecer melhor,e ajuda no estudos,e eu adoraria fazer esse projeto a iniciativa .

    ResponderExcluir
  13. Muito boa iniciativa, estudantes que estão dispostos a estudar talvez não tenha a oportunidade que nós temos e não aproveitamos,o brasil é um pais muito desigual, com essa oportunidade do telecurso eles tiveram a chance de conhecer coisas novas, fazer o intercambio que talvez não teriam condições de pagar.

    ResponderExcluir
  14. É muito interessante esse intercambio para dentro de nosso pais. É interessante o governo doar estes livros e ter telecurso ajuda muito essas crianças a estudar la. Assim como cada um que foi la ver os obstáculos e como é difícil estudar la, levam isso pro resto da vida. O brasil não é um pais fácil de viver é muito desigual.

    ResponderExcluir
  15. Muito bom este projeto igarité que oferece oportunidades as pessoas que possuem dificuldades geográficas para acessar o ensino. O intercambio serve também para quebrar barreiras mostrando para os alunos que o conhecimento não tem barreiras e que todos tem o direito de estudar.

    ResponderExcluir
  16. Esta iniciativa prova que ainda existem pessoas que acreditam que educar é fundamental,e une a isso a misstura dos mundos o que não deixa de ser uma forma de aprendizagem já que cada pesoa tem sempre algo novo para oferecer a outra.

    ResponderExcluir
  17. Desculpem meus erros de digitação acima.

    ResponderExcluir
  18. Esse projeto é bastante interessante. Assim vemos o quanto é importante o estudo, o quanto é importante ser alguem na vida, ser formado. E mesmo com tantos obstáculos eles buscam, e acreditam nisso. E este cinco alunos estao de parabens pela experiência de conhecer e colaborar de algum modo os alunos da Escola Estadual Esperança.

    ResponderExcluir
  19. Ana Carolina Machado Batista19 de agosto de 2011 às 23:15

    Muito legal este projeto para oportunizar pessoas sem condições,mostra que o Brasil está investindo cada vez mais na educação.

    ResponderExcluir
  20. muito boa a oportunidade que os estudantes tiveram, graças ao projeto Roberto Marinho, ele tiveram a oportunidade de conhecer a regiao amazônica e conhecer os metodos de ensinamentos de algumas escolas de lá.

    ResponderExcluir
  21. Iniciativa que dará oportunidade a todos os estudantes desta região tão rica,fazendo com que seja cada vez mais bem vista por todas as pessoas não só do Brasil mas do mundo inteiro.

    ResponderExcluir
  22. muito boa a ideia, pois sera uma indispensavel oportunidade para esses jovens que tem esse sonho. eu particularmente gostaria mto de conhecer essa regiao. conhecer a cultura de la e tudo mais. acredito que vai se de grande importancia para esses jovens.

    (professor desculpe a demora. mas como ja disse ainda estou sem internet (ESTOU NA FILA DE ESPERA DA INTERNET) e estou trabalhando de segunda a sabado.. so me resta o domindo por isso estou postando hj . OBRIGADO

    ResponderExcluir