sábado, 27 de agosto de 2011

PESQUISA DA SEMANA - Rio de Janeiro


Cães da PM ajudam no tratamento de crianças em abrigo no RJ
Capitão veterinário teve a ideia de promover a terapia há oito anos. Animais já trabalharam também com idosos e deficientes visuais.
Mais do que farejar armas e drogas, os cães do canil do 7º BPM (Alcântara) têm uma missão ainda mais especial: auxiliar na terapia de crianças. Os menores com múltiplas deficiências são atendidos no Centro Integrado da Criança e do Adolescente Portador de Deficiência Professor Almir Madeira, no bairro Barreto, em Niterói, na Região Metropolitana do Rio.
Cães da PM ajudam no tratamento de crianças em abrigo no RJ (Foto: Leonardo Simplicio/Governo do estado)As três cadelas mais dóceis realizam o trabalho extra há oito anos, sendo que há seis o trabalho é desenvolvido no centro vinculado à Fundação para a Infância e Adolescência (FIA).
A ideia de usar as cadelas da raça labrador Hanna e Ranger e a golden retriever Luna na cinoterapia (terapia com cães) foi do capitão veterinário Sérgio Braga, responsável pelo canil do batalhão. Sob o comando de policiais, os animais despertam a sensibilidade e estimulam as crianças em atividades como fisioterapia.
Cães da PM ajudam no tratamento de crianças em abrigo no RJ (Foto: Leonardo Simplicio/Governo do estado)O projeto foi criado há oito anos pelo capitão veterinário Sérgio Braga, responsável pelo canil do 7º BPM. Ele conta que teve a ideia de criar o tratamento quando percebeu que poderia aproveitar melhor o tempo ocioso dos cães, que fazem saídas esporádicas do batalhão.
De acordo com a diretora do abrigo, Maria Angélica Peixoto, os cães são facilitadores para o trabalho dos profissionais da área de saúde, que desenvolvem diversos tipos de terapias e fisioterapias com as crianças.
Cães da PM ajudam no tratamento de crianças em abrigo no RJ (Foto: Leonardo Simplicio/Governo do estado)Na presença dos animais, as crianças ficam mais relaxadas, o que facilita a fisioterapia, por exemplo, que às vezes é dolorosa. Com o auxílio dos cães, o resultado no tratamento é melhor. Os cães também facilitam a percepção delas e ficam mais bem humoradas.
Segundo o capitão, os animais que antes só saíam do batalhão quando tinham alguma missão, passaram a ser levados para instituições para interagir com crianças, idosos e deficientes. As cadelas já trabalharam no Lar Samaritano, para idosos, e também com deficientes visuais.
Os cães são sempre acompanhados desde pequenos por um policial. De acordo com eles, além do benefício para as pessoas atendidas, o trabalho é benéfico também para os PMs e para os cães. Para os policiais, a satisfação vem da alegria das crianças.
Já para as cadelas Hanna, Ranger e Luna, a recompensa vem em forma de carícias e abraços, que ajudam no relaxamento dos animais.
Cães da PM ajudam no tratamento de crianças em abrigo no RJ (Foto: Leonardo Simplicio/Governo do estado)O Centro Integrado da Criança e do Adolescente Portador de Deficiência Professor Almir Madeira atende 33 meninos e meninas com múltiplas deficiências. É o único abrigo público do estado a atender deficientes com sonda de gastronomia.
O espaço abriga crianças e adolescentes especiais em situação de vulnerabilidade social e que são encaminhados pela Justiça como medida de proteção até que as famílias se organizem para poderem recebê-las.

23 comentários:

  1. Muito interessante esta reportagem, pois esses cães levam um pouco de felicidade e otimismo para essas crianças em suas sessões de quimioterapia que muitas vezes sendo dolorosa, com a presença dos cães se tornam mais alegres dando mais força para essas crianças que conseguem realizar de forma mais tranquila esse processo de recuperação.

    ResponderExcluir
  2. Demais essa ideia,pois os animais proporcionam paz as crinças elas já enfrentam toda a dificuldade te passar por diversas sessões de tratamento e os cães presentes ´às tranquilizam demais, que este projeto continue por muitos e muitos anos.

    ResponderExcluir
  3. Achei muito boa a ideia do capital e tambem por ele ser veterinario sabe muito bem como os animais trazem tranquilidade, que nem falam que o cachorro e o melhor amigo do homem, levam a felicidade e força para que as crianças resistam ao tratamento forte.

    ResponderExcluir
  4. Os animais são muito sensíveis e com isso podem se aproximar das crianças com maior eficiencia ,proporcionando uma distração ,carinho e felicidade.Quando se tem alguém(no caso cães)que nos faz compania sem precisar dizer palavra alguma ,sabemos que a simples presença já basta,e o comforto esta em um momento em que nos sentimos bem.

    ResponderExcluir
  5. Muito boa esta iniciativa ,pois já vemos que os cães ajudam cegos por exemplo então porque não seria possível que ajudassem outras pessoas ?
    Com sua sencibilidade eles irão ajudar estas crianças.

    ResponderExcluir
  6. Cada vez mais interessante as iniciativas que estão oferecendo á quem precisa,pois no meio de tamanha difuculdade, com esses cães eles conseguem abrir o sorriso dessas crianças,é um tratamento que significa muito carinho, que ja deu certo com cegos, e com idosos e mais uma vez está ajudando quem realmente precisa.

    ResponderExcluir
  7. Gostei muito da iniciativa do capitão veterinário Sérgio Braga, em ajudar essas crianças que precisam fazer fisioterapia.Muito legal como as cadelas da raça labrador Hanna e Ranger e a golden retriever Luna ajudam no tratamento dessas crianças e também de alguma forma Incentivando essas meninas e esses meninos.

    ResponderExcluir
  8. Gostai muito dessa reportagem pois os animais transmitem muita felicidade pelas essas crianças que estao fazendo a quimioterapia porque deve ser muito dificil o que essas crianças devem estar passando e pelo jeito esses caes devem passar muito traquilidade e muito amor. Adorei muito essa iniciativa.

    ResponderExcluir
  9. Já conhecia esse trabalho, apoio muito. Pois além de fazer o bem, eles despertam a sensibilidade e estimulam as crianças em atividades como fisioterapia... E entroca deste trabalho, os cães recebem o carinho que é transmitido na cinoterapia pelos pacientes. O capitão e a diretoria do abrigo estão de parabéns, porque muitas clinicas são contra este tipo de terapia, por serem trabalhadas com os animais, tornando-se arrogantes, em meu ver. Parabéns também ao colega que postou a melhor pesquisa neste blog.

    ResponderExcluir
  10. Interessantíssima a iniciativa, está na hora de aprendermos a olhar para as coisa, e ver as vantagens boas dessas coisas.
    Como o exemplo desses cães, que ao invés de colocarem a procura de drogas (que também é importante) colocam-os para ajudar aos necessitados. E muitos sabem mesmo como um cãozinho pode fazer a felicidade de várias pessoas, não é pra tanto que são animais de estimação prediletos pela população mundial.
    Seria bom se além dos animais, as pessoas se conscientizassem e ocupassem um pequeno tempo de suas vidas ao menos, ajudando aos portadores de câncer infantil, aos idosos, aos que sofreram algum tipo de abusos, etc...

    ResponderExcluir
  11. Não é a primeira vez que surge o assunto dos animais ajudarem os homens... Também vi reportagens sobre equoterapia,onde os cavalos ajudam deficientes e pessoas com necessidades especiais a ter melhor postura, mais equilíbrio e maior coordenação motora. Acho muito bom as pessoas terem uma opção de terapias e tratamentos com os cachorros, principalmente dessas raças, porque além da ajuda, eles são animais completamente carinhosos e inteligentes. E para as crianças, ter um amiguinho desses por perto em uma hora difícil, é no mínimo mais divertido. Espero que esse projeto se expanda pelo resto do mundo, conscientizando as pessoas que melhor que receber ajuda, é ajudar.

    ResponderExcluir
  12. Esses cães trazem uma nova esperança para essas crianças e idosos,faz com que eles achem uma energia que esta lá no fundo para nunca desistir e lutar por novas vitórias, tem alguns lugares que aderem a esse tipo de tratamento, graças ao policial levou esse método para este abrigo.

    ResponderExcluir
  13. mais um exemplo de que o cão é o melhor amigo do homem, muito interessante a ideia do capitão em colocar as cadelas para ajudar no tratamento das crianças, é realmente estimulante para elas.

    ResponderExcluir
  14. é incrivel a ato do capitão veterinário Sérgio Braga. isso prova o que todos dizem ao contrario. que policias nao tem coração e tudo mais. e alem disso prova o carinho dele com as pessoas. O cao nao preciso nem falar, pois vimos cada coisa, ja assisti muitos videos de caes. e imprecionante todos provam a lealdade do cao com seu dono. E nessa reportagem vimos a importancia desses animais na vida de muitas pessoas. Quem postou essa reportagem esta de parabens. fiquei surpreendido.

    ResponderExcluir
  15. Muito interessante a forma que o Capitão veterinário Sérgio Braga acho para ajudar esses meninos e meninas e idosos,agora sabemos porque o cão é o melhor amigo do homem, é só olhar nas imagens a felicidade dessas crianças portadoras de deficiência quando estão com os cães. Os cães trazem uma esperança para essas crianças e idosos, traz um animo a mais, ao lado dos cães eles acreditam e começam a fazer a fisioterapia direitinho. Muito interessante essa postagem.

    ResponderExcluir
  16. O melhor amigo do homem fazendo um bem enorme para a humanindade,perfeito o trabalho desses bravos homens e bravos cachorros,que salvam vidas quando necessário,ajudam em busca de corpos,drogas e outros para fim ajudar a policia a desvendar tudo o que cerca.Lindo o trabalho

    ResponderExcluir
  17. ja conhecia esse trabalho também,pois é bom pros cachorros que se sentem bem , ganham carinho e tal ,pras crianças que se sentem mais segurar e mais felizes com eles,isso ajuda no tratamento,e é bom pros policias que ficam felizes em poder ta ajudando.

    ResponderExcluir
  18. Muito legal mesmo essa iniciativa, pois como sabemos que essas crianças mais do que qualquer um, precisa de ajuda, e nada melhor do que o MELHOR AMIGO DO HOMEM para ajudar, ótimo trabalho mesmo, pois além de ajudar essas crianças e idosos eles granham muito carinho e dão concerteza. Muito sábia a escolha pois qual criança que não gosta de cães?

    ResponderExcluir
  19. Uma iniciativa grandiosa do policial, que beneficiou e muito o tratamento das crianças, é um modo descontraido e tranquilo para curar esses graves problemas. É incrivel, que no Brasil, mesmo com todos os problemas, ha pessoas de bom coração e tem ideias genias que ajudam as outras pessoas.

    ResponderExcluir
  20. Achei incrível pois o cão farejador normalmente alguns tem problemas de ansiedade por ter uma vida agitada sempre farejando drogas, bombas, etc. Assim essa ideia alem de ajudar o cão a relaxar ajuda a criança deficiente em sua fisioterapia relaxando mais e aprendendo a gostar da fisioterapia.

    ResponderExcluir
  21. Uma ótima iniciativa, pois os cães ajudam as crianças intertendo elas, e fazendo com que elas sintan-se melhores. Pois fazer fisioterapia não é nada facil. Assim as crianças recebem carinho e dão carinho para os cães. Quem é que não gosta de carinho ? Seria muito bom tmb se, outras pessoas se consientizassem, ajudando aos portadores de câncer infantil, aos idosos, aos que sofreram algum tipo de abusos, entre muitas outras.

    ResponderExcluir
  22. Achei uma iniciativa linda pois essas crianças, idosos e deficientes tem um incentivo para seguir em frente pois muitas vezas ficam triste e sentem dor e esses cães animam essas pessoas que precisam de ajuda nessa hora tão importante das vidas delas.

    ResponderExcluir
  23. Mariele Cechin
    Achei interesante e emocionante ajudar as crianças e adolecentes,que ja sofren com seu problema,e o trabalho dos policiais do 7°BPM faz levar alegria,e insentivo para que essas crianças e adolecentes não percan a esperança e continuar o seu tratamento.

    ResponderExcluir