domingo, 11 de setembro de 2011

PESQUISA DA SEMANA - Itajaí - SC


Menino de 9 anos pega bote para salvar cães ilhados em Itajaí, SC

Na cidade, água ‘engoliu’ casas e alagou bairros inteiros.
Dois cachorros estavam presos em casa que ficou isolada.


“Alegria.” É como define Gustavo Henrique Morelli, de nove anos, o que sentiu quando reencontrou seus dois cachorrinhos, Simba e Pink, depois de pegar um bote para resgatá-los na casa onde mora, que ficou isolada em um dos bairros de Itajaí, Santa Catarina, em razão das enchentes que atingem o estado desde a quarta-feira (7).
Gustavo Henrique Morelli, 9, salvou seus dois cães da enchente (Foto: Rosanne D'Agostino)Em Itajaí, as cheias chegaram depois de atingir mais de 100 mil pessoas em Blumenau. A diminuição do nível das águas do rio Itajaí-Açu, que alagaram mais de 390 ruas na cidade, para o município vizinho significa que o curso do rio está seguindo diretamente para o rio Itajaí.
Neste sábado (10), os moradores começaram a sentir a força dos alagamentos, que ‘engoliram’ casas e deixaram vários bairros submersos.
Desde sexta, Gustavo queria voltar para buscar seus cãezinhos, mas as águas tomaram todas as ruas do bairro, na entrada de Itajaí. No local, a maioria das casas está com o primeiro andar submerso, algumas há três dias. De outras, só é possível ver o telhado.
“Eu ficava pensando no que ele estava pensando”, conta Gustavo. O resgate aconteceu apenas neste sábado, quando já não havia mais previsão de as águas baixarem. Os cães estavam no segundo andar, isolados. “Colocamos todas as coisas para cima e saímos”, conta a mãe do menino herói.
Com o avô e o pai, Gustavo partiu de bote rumo à casa. Seguiu por cerca de 50 metros de água barrenta, e retirou os cãezinhos. Também cuidou para que não caíssem o barco até a chegada à margem, quando ganhou festinha dos bichinhos e dos vizinhos orgulhosos.
“Senti alegria, e acho que ele também”, diz o menino, envergonhado da proeza. Agora, a família espera apenas que o nível do rio baixe e que possam retornar às casas, para dar início à limpeza, e contabilizar o prejuízo.

18 comentários:

  1. Um ato de tamanha responsabilidade que um menino realizou, muita coragem e acima de tudo traçou seu objetivo de ir buscar os cãezinhos e saiu de lá vitorioso, esta foi uma atitude arriscada, pois poderia colocar sua vida em risco, mas diante das circunstâncias, realmente estou impressionada com a coragem deste garoto.

    ResponderExcluir
  2. Sem dúvida esse menino deve ser reconhecido como já deve ser por esse feito inusitado, tamanha foi a coragem e a lealdade que ele teve ao resolver pegar um bote para salvar aos animais.
    Muitos outros poderiam nem se ligar, tão pouco sair a ajuda-los mas o ato desse garoto foi esplêndido.

    ResponderExcluir
  3. Depois do término da leitura desta resportagem pude ainda acreditar que existem pessoas boas nesse mundo como o jovem menino,cães que são treinados para salvar vidas acabaram sendo salvos por um menino em meio de tanta tragédia como está em Santa Catarina

    ResponderExcluir
  4. Com certeza muita gente não teria e não tem a coragem que o Gustavo teve... Muitos pais também não se importariam com os cachorros naquela situação, para não colocar a vida do filho em risco. Tomara que o menino daqui a alguns anos continue valorizando assim os animais, quem sabe até tornando-se um profissional...
    Mais pessoas devem conhecer histórias como essa, servindo de exemplo pra aqueles que abandonam e maltratam os animais.

    ResponderExcluir
  5. Muita corajosa mesmo esta criança, fazer este ato de bondade com os animais, num mundo que esta sem amor, tanta gente maltratando os bichinhos, que bom que ainda existem pessoas que gostam desses animais, concerteza se essa criança continuar assim vai se tornar um adulto muito compreensivo, amoroso e um ótimo profissional.

    ResponderExcluir
  6. Coragem e a palavra que define seu ato,pois Gustavo arriscou sua vida para salvar os animais ,será que vale a pena?Ea pergunta que todo mundo faz durante uma situação desse tamanho! Mas porem este jovem menino enfrentou o medo e o risco de quem sabe morrer para salvar a vida não de uma pessoa mas de seus dois amiguinhos,(cachorros),um jovem herói que conquistou a admiração de todos!

    ResponderExcluir
  7. Gustavo,um menino de ouro,que vale mais do que qualquer outro adulto.Enquanto muitas pessoas machucam e maltratam os animais,ele cuida da carinho e ama seus cães.E nesta semana provou que os ama de verdade e ser muito corajoso,pois esse garoto pegou um bote durante as enchentes e salvo os animais,inacreditável pois muita gente não faria isso nem por outra quanto por um cachorro.Atitude meio louca a dele mas com um bom sentido parabéns que ele continue assim.

    ResponderExcluir
  8. É péssimo ver que no Brasil existem pessoas que ainda passam por situações como essa ,ter de abandonar o lar por conta das chuvas.Mas é em meio a esse desastre que aparessem os verdadeiros herois,uma criança tão nova ,mas com tanta conciência.Aí está uma criança dando exemplo para toda a população ,e espero que sigam pois todos merecem viver.

    ResponderExcluir
  9. Esta criança mostro que todos tem direito de viver ,e a sua coragem deve inspirar os outros ,que em situações como essa devem ter coragem de seguir em frente sem esquecer dos outros.E que surjam soluções para as enchentes que são tão frequentes.

    ResponderExcluir
  10. São poucas as pessoas que tem coragem de voltar a um lugar que mal tem como se movimentar, isso foi um ato de muita coragem e responsabilidade de Gustavo, concerteza ele deve ter sido muito admirado pelos seus vizinhos, pois ele merece.

    ResponderExcluir
  11. aí temos um bom exemplo de que existem pessoas boas no mundo, muita coragem teve o garoto para fazer o que fez, muito bonito da parte dele.

    ResponderExcluir
  12. Existe ato de bondade mais bonito do que este? Salvar vidas é mostrar generosidade e solidariedade com o próximo. Neste caso além disso, mostra que o menino é um herói, pela intrepidez que agiu, muitos adultos não teriam a ousadia de correr riscos pra ajudar alguém. Eu sem conhecer o garoto me orgulhei, imagina seus pais e familiares! Parabéns ao menino Gustavo Morelli, por ser uma pessoa tão grande, mesmo sendo pequeno!

    ResponderExcluir
  13. Muito legal mesmo oque esse menino fez, além de ser responsavel demonstrou amor ao seus animais, e um ato de bondade para dar uma luz a essas pessoas que passaram um sufoco enorme por causa da chuva,e ai nós vemos que por mais horriveis que sejam os desastres em qualquer lugar do mundo, sempre haverá aquele pedido de paz,e existe sim pessoas que gostam de fazer e demonstrar o bem. E o Gustavo foi muito corajoso pela sua idade, tomara que ele seja o primeiro de muitos!

    ResponderExcluir
  14. Um ato de coragem e amor, o garoto arrisca sua propria vida para salvar seus cachorros, um garoto com uma coragem destacavel e seu amor incondicional por seus animais.

    ResponderExcluir
  15. Esse menino mostra como é importante o amor e o modo de se preocupar com o que tem em seu redor, foi muito legal a atitude desse garoto que se preocupou tanto com os seus cãezinhos .Teve muita coragem pois colocou sua vida em risco para tentar salvar Simba e Pink.Parabéns!

    ResponderExcluir
  16. Muito legal a atitude do Gustavo , um ato de plena coragem,ousadia e amor que ele sentia pelos cachorrinhos, os cachorrinhos são tão importantes que ele pensava neles até que sábado ele o pai Vô foram de bote la buscar eles. E que vergonha um estado como Santa Catarina que tem turismo o ano inteiro ter alagamentos.

    ResponderExcluir
  17. nós sempre falamos né: que o cão é o melhor amigo do homem, mas em muitos casos o homem é o melhor amigo do cão tbm. e essa reportagem é a prova disso. Esse menino esta de parabens pois eu no lugar dele nao sei se teria tanta coragem para enfrentar as cheias. E agora cá entre nos, ta me dando medo essas cheias. tao tudo vindo aq pro nosso lado ;x

    ResponderExcluir
  18. Muito corajoso o menino em voltar para resgatar seus cães isto mostra que o amor dele pelo seus cachorros lhe deu coragem para ir busca-los. Algumas pessoas precisam ter em mente que essas regiões tem risco sim de enchentes o que sempre acontece.

    ResponderExcluir