quinta-feira, 13 de outubro de 2011

PESQUISA DA SEMANA

Médicos podem ter descoberto
nova técnica para tratar diabetes
 

Queda natural no nível de insulina foi revertida em testes com roedores.

Pesquisadores da Escola de Medicina da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, revelaram um novo alvo possível para o tratamento de diabetes. Eles encontraram um mecanismo molecular que é responsável por fazer o número de células produtoras de insulina diminuir conforme uma pessoa envelhece.
Ao alterarem esse funcionamento, os cientistas esperam podem solucionar a falta da substância em pessoas com diabetes. A insulina é responsável por permitir a entrada de açúcar (glicose) dentro das células para que energia seja gerada para o corpo.

O estudo é descrito no site da revista científica "Nature" nesta semana. Seung Kim, professor na universidade e autor principal do artigo, acredita que será possível manipular este mecanismo para oferecer um novo tratamento para humanos. O trabalho que acaba de divulgar, porém, foi conduzido em camundongos.

O mecanismo descoberto por Kim existe tanto nos roedores como em homens. Conforme os níveis de uma mólecula conhecida pela sigla PDGF caem no corpo, o nascimento de novas células-beta começa a diminuir no pâncreas. Essas células são as responsáveis por produzir insulina para baixar os níveis de açúcar no sangue. As diabetes de tipo 1 e 2, apesar de diferentes, coincidem ao apresentar uma redução no número de células-beta.

Níveis altos de açúcar no sangue podem levar à hiperglicemia - uma condição que pode causar dano nos órgãos, coma e até a morte. A vantagem do método de Kim está no fato do estímulo à produção de insulina não provocar o efeito inverso: ou seja, o excesso de produção da substância, que pode levar à hipoglicemia (baixo nível de açúcar no sangue).

19 comentários:

  1. Bom, acho super importante, as pessoas ainda fazerem pesquisas voltadas para esse problema, conheço diversas pessoas que são diabéticas, até mesmo um amigo próximo perdeu total a visão, e quando falei para ele sobre esta reportagem ele ficou feliz, pois, cree que caso o Brasil consiga também essa solução para o diabetes, será possível ajudar diversas outras pessoas que passam pelo mesmo que ele passou.
    O diabetes realmente é uma doença horrível, até então sem cura, que levaria seu portador, ao longo de alguns anos, à morte.

    ResponderExcluir
  2. Acho bom quando se preocupam em solucionar problemas que a grande maioria da população carrega consigo. A diabetes sem os cuidados necessários pode causar dano nos órgãos, coma e até a morte, como revela a pesquisa. Agora com o novo mecanismo descoberto por Seung Kim, muitas pessoas estarão mais dispostas a encarar a doença com mais facilidade depois deste recurso, afinal é para Diabetes tipo 1 e 2.

    ResponderExcluir
  3. Andei pesquisando sobre diabetes e descobri que existem cerca de 366 milhões de diabéticos no mundo e 4,6 milhões de mortes pela doença anualmente. É grande o número de portadores, porém o número de médicos e cientistas tentando resolver esse problema não deixa a desejar. Finalmente, depois de muita luta as pessoas possam ter esperança de serem curadas dessa e de outras doenças fatais, como o câncer por exemplo.

    ResponderExcluir
  4. Achei muito boa essa reportagem , porque ai que nao tem diabete vai ser interresar em cuidar para nao pegar essa doença , porque diabete nao deve ser nada facil ter e tambem quem tem diabete pode acabar nao tendo uma vida tao boa e acabar morrendo.

    ResponderExcluir
  5. Que adoravel ler essa reportagem, pois sempre temos notícias ruins, e essa é maravilhosa, podendo mostrar seus desempenhos e suas dedicaçoes, pois essa é uma doença que afeta muita parte da população, sendo entre adultos e crianças.

    ResponderExcluir
  6. Uma bela reportagem que proporciona uma grande esperança para diversas pessoas que sofrem com as causas da diabetes. Acho que eles têm que ir ao fundo, porque muitas pessoas já morreram por causa deste, ou estão ai hoje mais sem um dedo, sua visão, mas continuando lutando para conseguir a tão esperada cura! Tomara que o Brasil invista nesse novo tratamento para dar um sorriso a muitos que pararam de sorrir!

    ResponderExcluir
  7. Conheço diversas pessoas que sofrem e convivem com este problema diariamente, essa é a melhor noticia que um diabético poderia receber que a sua doença pode ter um fim, uma cura, um tratamento para que tudo volte a ser como era antes. Pessoas podem ser curadas através de um tratamento realizado por um professor de uma universidade, parabéns para o senhor Seung Kim, pela grande descoberta! Esta vai salvar milhares de vidas...

    ResponderExcluir
  8. É um boa iniciativa, coisa que não acontece muito aqui pelo Brasil, tomara que os estudos cheguem ao ponto conclusivo e consigam combater esta doença terrível.

    ResponderExcluir
  9. É muito importante ver uma notícia dessas, dando a esperança de que diabéticos consigam a cura para sta doença que persegue muitas pessoas durante a vida inteira, espero que realmente este tratamento funcione, trazendo assim um pouco mais de tranquilidade para as pessoas diabéticas e até mesmo para os mais próximos que muitas vezes, acabam sofrendo junto.

    ResponderExcluir
  10. Mariele Cechin
    E importante e tomara que de tudo certo e que achem uma cura definitiva,é que consigam melhor as pesquisas para combater as diabetes no brasil, e outras doenças que a diabete pode trazer

    ResponderExcluir
  11. O Brasil não só pode como deve investir nesses recursos que buscam pela possibilidade de cura de doenças tão comuns como o diabetes,que atormenta grande parte da população brasileira!

    ResponderExcluir
  12. A chance de ter se encontrado uma forma para curar esse mal tão frequente em todas as famíl ias do Brasil é maravilhosa.Evitando o sofrimento para tantas pessoas que tem esta doença!

    ResponderExcluir
  13. Muito interessante o que esses medico descobriram, essa é a melhor noticia no mundo para um diabético é tudo o que eles queriam que acontecesse, um tratamento ou até a cura para a doença deles.
    No brasil exitem muitos diabéticos, muitas famílias e essa noticia pra quem não sabe ainda vai os deixar muito felizes.

    ResponderExcluir
  14. MORGANA MATTOS

    Uma excelente descoberta para a medicina, pois a diabete não tratada corretamente se agrava cada vez mais, e como qualquer doençam leva à morte. Conheço pessoas que sofrem desta doença inclusive familiares, e é uma doença silenciosa que derrepente estoura. Bom esperamos que cada vez se aperfeiçoe mais a cura desta e de outras doenças.

    ResponderExcluir
  15. isso nos mostra um gigantesco avanço na medicina. É verdade que foi testada somente em camundongos, mas com mais avanços de pesquisas, pode ser um grande passo para o ser humano.

    ResponderExcluir
  16. Bom saber que não foi "esquecido" uma solução para pessoas com diabetes que eles continuam tentando achar uma cura, primeiro passo é funcionar em camundongos e isso já aconteceu agora só nos resta que esses especialistas consigam fazer o mesmo com humanos, grande avanço na saúde.

    ResponderExcluir
  17. Muito legal, acho uma otimo avanço, mesmo nao sendo testados em humanos ainda, mas pelo menos temos cada vez mais esperanças de uma vida melhor. pois a ciencia esta conseguindo curar varias doenças que antes era temidas. Tenho certeza que daqui pra frente só ira melhorar;D

    ResponderExcluir
  18. álem de ser um mérito para a medicina é um grande avanço,pois os médicos e cientistas brasileiros são reconhecidos por isso mesmo.

    ResponderExcluir
  19. tanta gente sofre com essa doença e acaba morrendo ou perdendo partes dos corpos por ser lerdo o processo de cicatrização.Vai salvar muita gente essas novas descobertas.

    ResponderExcluir