quarta-feira, 26 de outubro de 2011

PESQUISA DA SEMANA - Fortaleza

MEC cancela provas de 639 alunos de colégio que tiveram acesso a questões

O Ministério da Educação (MEC) informou no fim da tarde desta quarta-feira que os alunos do Colégio Christus, de Fortaleza, que  fizeram simulado com questões da provas do Enem, terão as provas canceladas. Os estudantes que quiserem podem repetir o exame nos dias 28 e 29 de novembro, quando o Enem é aplicado a presidiários e internos de unidades socioeducativas.

Em nota, o MEC informou que “decidiu cancelar as provas de todos os estudantes concluintes do Colégio Christus, que totalizam 639, com base nas declarações da direção da escola, segundo as quais as questões teriam saído do seu próprio banco. No entender do Inep, esse fato configura uma quebra de isonomia, ou igualdade, independente da questão criminal”.

De acordo com o MEC, não houve vazamento na aplicação do exame. A Policia Federal seguirá com a investigação para esclarecer de que maneira os estudantes do Colégio Christus tiveram acesso a questões do Enem 2011. Se ficar comprovada fraude, o Inep pretende processar os responsáveis.

O colégio
Na tarde desta quarta-feira, a direção da escola informou que “o colégio mantém vasto banco de questões, construído a partir da colaboração de professores e das sugestões de alunos ou ex-alunos, tendo como única exigência que as questões estejam no estilo próprio do Enem.  O banco pode ser integrado também por questões provenientes de sugestões de alunos que realizaram o pré-teste, sem o conhecimento da escola no que diz respeito à origem desses dados. O colégio verificou que há evidências de que as questões em discussão foram objeto de pré-teste efetivados para o Enem entre os anos 2009 e 2011.”

O pré-teste
Todas as questões do Enem são testadas previamente em um grupo reduzido de estudantes para determinar o grau de dificuldade. O pré-teste é aplicado em diferentes estados, entre eles no Ceará. A Policia Federal já começou a apurar o possível vazamento de questões do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Segundo informações da assessoria de imprensa do orgão, um inquérito ainda não foi instaurado. Segundo o MEC, foram aplicados 384 testes e o Colégio Christus fazia parte deste grupo amostral. No entanto, após a aplicação da prova, os cadernos são incinerados.

O caso
Ficou constatado que um simulado feito pelo colégio, dias antes do exame, continha nove questões idênticas às do Enem. Segundo o MPF, as questões que tiveram o conteúdo antecipado são as seguintes: 87, 46, 50, 74, 57, 34, 33, 32, cobradas no primeiro dia de avaliação, e as questões 113, 180, 141, 173 e 154, que constavam na prova amarela aplicada no segundo dia.

Cópias de um simulado que teria sido aplicado pelo Colégio Christus circularam pelo Facebook. O perfil com nome #Enemvazou divulga o link onde as fotos da prova foram postadas em outro perfil. O simulado teria sido aplicado aos alunos cearenses à vésperas do exame nacional.

16 comentários:

  1. Não sei ao certo o que está acontecendo com o ENEM nos últimos anos, desde ano passado, parece que vem causando problemas, que estão prejudicando à sociedade, que muito ajudará o apoio do ENEM.
    Não consigo entender como pode haver algum tipo de "fraude" seriam as pessoas que cuidam? As gráficas? Ex-Fiscais? Fiscais? Quem pode esclarecer essa dúvida à sociedade.
    Até onde essa "ladainha" irá? Até conseguirem anular de vez o uso do ENEM em território nacional? Será que daqui a uns 3 anos ou menos não teremos mais ENEM?
    Creio que INEP precisa esclarecer os problemas que estão acontecendo já há um certo tempo.

    ResponderExcluir
  2. Cada ano decai mais o conceito do ENEM, virou motivo de piada, que era pra ser um dos testes mais importantes e sérios do país, pois é com ele que muitos jovens começam seu futuro e talvez seus sonhos. Infelizmente perdi a fé de acreditar numa melhora da educação do Brasil.

    ResponderExcluir
  3. Em mim opnião o MEC tomou a atitude certa pois seria injustiça com os alunos de outras cidades, escolas pois como vamos saber se essas questões não foram passadas para outras pessoas a não ser aqueles que realmente fizaram o teste, e agora que fica a duvida como sera que vazou essas questões? é a pergunta que não sera respondida e todos nos sabemos disso!

    ResponderExcluir
  4. Tambem concordo com a opnião da minha colega acima, so tenho "pena" dos alunso que não estão envolvidos ou que não tiveram acesso a estas questões terão que refazer tudo de novo!
    Isso é ruim pois, as provas não vão ser as mesmas e o grau de dificuldade pode ser maior!
    Mas é a melhor atitude a ser tomada, neste tipo de situação realmente não teria outro tipo de resolver esta situação!
    SERA QUE ISSO VAI SEMPRE, COTINUAR ACONTECENDO NO ENEM?

    ResponderExcluir
  5. Todos os anos o mesmo problema, sempre há algo para atrapalhar o andamento do ENEM que hoje, é motivo de indignação por parte de alunos que muitas vezes se dedicam a estudar e quando menos esperam acontece algum imprevisto, sem condições de continuar assim, o INEP tem que tomar alguma providência.

    ResponderExcluir
  6. Acho que o ENEM é um prova tão esperada pela grande maioria dos estudantes,que não deveria ter falhas nessas devidas questões pois é uma falta de respeito com as outras pessoas.E concordo com o que o MEC fez por que foi justo com as outras pessoas.

    ResponderExcluir
  7. O ENEM cada ano se se supera e está firmando lugar em meio das vergonhas nacionais.E os "furos" na segurança dos gabaritos é inacreditável,além de desperdiçar a chance de pessoas onestas que estudam por um ano inteiro só para estas provas.Estas além disso permite mais fácil acesso à faculdade.

    ResponderExcluir
  8. Como ocorre isso com frequência nos ultimos anos,prejudicando todos os alunos que se dispôem a fazer a prova .Isso é péssimo pois o Brasil precisa de profissionais formados!

    ResponderExcluir
  9. acho que todas as escolas deveriam por execícios a nível de Enem já que o mesmo está sendo considerado a porta mais rápida para a universidade.Mas ultimamente vem deixando a desejar e trazendo muitas preocupações para os alunos que estudam e se dedicam para o teste, uma medida mais cautelosa deveria ser tomada para que esse tipo de vazamento de informações não aconteça caso contrario deveria ser cancelada as provas do Enem.

    ResponderExcluir
  10. Piada, não se pode ter outra palavra em relação a ENEM nos últimos tempos, a educação do Brasil parece que não muda, exemplo é o que acontece em relação as provas do ENEM, não foi a primeira vez que vazou alguma coisa sobre as provas,o que é ridículo. Será que no país que a gente vive sempre será assim? em relação a tudo, sempre terá problemas, quantas pessoas que levam a sério essas provas, estudam, ficam horas e horas para garantir uma nota boa na prova e conseguir seus objetivos, que é conseguir uma bolsa ou até mesmo concluir o ensino médio, e acontece isto, se fosse uma vez daria muita raiva mesmo, mas a segunda, e por que não a terceira? se não mudar muita coisa no Brasil em relação a educação no geral, não falando somente do ENEM, mas em um todo, terão muitas e muitas vezes, ou até mesmo problemas maiores que esse.É revoltante mesmo ver como "eles" dão a mínima a ponto de deixar essas coisas acontecerem, o Brasil precisa de mudanças, na Saúde, na segurança e principalmente na educação, pois é dai que vem o futuro deste país, e se continuar assim como será?

    ResponderExcluir
  11. sacanagem, o ano passado ja foi um furdunço e agora denovo, eu acho que o governo deveria ser um pouco mais cuidadoso com na produção dessas provas, e pior ainda, teria q haver uma certa punição tanto para os responsaveis pelo gabarito, como para os alunos que seguiram esse conceite de "gabaritar" a prova do enem ("eba, sou inteligente, burlei o sistema, gabaritei a prova) mas vai pros quintos dos infernos, bando de otario q nao tem capacidade própria --'

    ResponderExcluir
  12. Sempre a algo a se esperar do ENEM, todos os anos, sempre alunos tem acesso as questões da prova, ja viro palhaçada, sempre vai ser assim? ja estamos cansados disso, as pessoas não levam nada a sério, claro que não posso generalizar, mas ja esta ridiculo isto no Brasil, sempre com problemas, quantas pessoas que estudam seriamente, para conseguir atingir notas altas, conseguir ganhar uma bolsa, e certas pessoas querem passar na cara de pau, achei muito correto a atitude do MEC, mas quando que isso vai parar, sera que o Brasil vai ser sempre assim?

    ResponderExcluir
  13. Todos os estudantes brasileiros estão sendo prejudicados novamente, porque todo ano tem um porém e sempre cancelam o ENEM, de alguma forma eles deveriam coordenar melhor para não ocorrer nenhuma resposta ou qualquer gabarito das provas, pelo menos manter mais em segurança para não ficar essa duvida se vazou ou não as respostas ou se houve falha novamente.Devem tomar uma iniciativa muito rápidamente porque todos nós vamos ser prejudicados e ano que vem é nós!

    ResponderExcluir
  14. Acho engraçado e trágico o modelo de pessoas que estão sendo formados por essa escola. Pra mim, foi certo o MEC cancelar as provas, porém, não todas. Apenas a da escola que conseguiu o gabarito, pois em todas as outras escolas tinham alunos honestos estudando. Agora nós pesquisamos no google "provas do ENEM 2011", e os primeiros resultados são "Provas do ENEM 2011 para baixar", ou "Provas do ENEM 2011 com gabarito". As pessoas estão debochando de uma coisa que é muito séria, pelo menos pra grande maioria. Esse vazamento de 14 questões a alunos dessa escola de Fortaleza, demonstra uma fragilidade do banco, o qual não deve mais ser tão seguro para se guardar provas a esse nível.

    ResponderExcluir
  15. Caroline Aroche Rodrigues3 de novembro de 2011 às 22:25

    Sacanagem o que fizeram, não é certo prejudicar os alunos já que as provas foram aplicadas em um simulado que os professores não aplicaram as provas e sim fiscais. Como conseguiram? Bem, um 'exemplo' de prova é aplicada pelo enem a um grupo reduzido de alunos. Eai, será que não foram eles que soltaram as perguntas? O Enem vem se mostrando cada ano mais bagunçado e imprudente.

    ResponderExcluir
  16. é uma injustiça 639 claro que teve os que colarão mas não foram todos e ai eles vão pagar pela falha do sistema. O Enem esta cada vez pior todo ano acontece uma falha por motivos de pessoas desonestas.

    ResponderExcluir