quinta-feira, 6 de outubro de 2011

PESQUISA DA SEMANA - Paraíba

Paraíba tem risco alto de epidemia de dengue no verão, aponta Ministério

A Paraíba é um dos dez estados do país com risco muito alto de ter uma epidemia de dengue no verão, conforme relatório do Ministério da Saúde 2010-2011. O alerta é feito devido ao tempo quente e à diminuição da incidência de chuvas, com condições favoráveis à proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. Estão na mesma situação os estados do Rio de Janeiro, Amazonas, Amapá, Maranhão, Piauí, Ceará, Pernambuco, Sergipe e Bahia.

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, a quantidade de registros da doença de janeiro a setembro deste ano já superou em 20% o número total do ano passado, faltando três meses para 2011 terminar. De janeiro a 24 de setembro deste ano, foram notificados 7.230 casos de dengue clássica, 114 de dengue com complicações, 89 de febre hemorrágica e sete mortes. Em 2011, foram 5.699 casos da doença.

O risco de epidemia na Paraíba é levantado pelo Ministério da Saúde devido à junção de três fatores: calor, água e a infestação do Aedes aegypti ao redor e dentro das casas.
Na Paraíba, a Secretaria de Saúde desenvolve desde setembro um cronograma de ações de mobilização para a construção do Plano de Contingência 2012, com o objetivo de evitar o avanço dos casos. “A partir de agora estamos iniciando a fase de trabalho preventivo para 2012 e o público-alvo são as crianças, para que elas cobrem dos seus pais, vizinhos e colegas os bons hábitos e costumes no combate aos criadouros do vetor”, disse a gerente executiva de Vigilância em Saúde, Júlia Vaz, em nota enviada à imprensa.
A gerente da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de João Pessoa, Cláudia Ribeiro, afirmou estar ciente do alto risco de epidemia, mas disse que o poder público tem se esforçado para diminuir as estatísticas. “Vamos trabalhar no treinamento de profissionais dos PSFs para que as pessoas realmente se comprometam no combate à doença”, declarou.

21 comentários:

  1. Muito bom que a Secretaria de Saúde já desenvolveu desde setembro um cronograma de ações. O ruim é saber que só agora eles resolveram a fazer algo para combater de vez o Aedes aegypti, que é o mosquito mais perigoso por transmitir a dengue e a febre amarela urbana, que em alguns casos pode levar a morte. Como mostra na pesquisa só este ano foram 5.699 casos da doença. Se não tomarem providencias e não levarem a sério, esse número só vai aumentar.

    ResponderExcluir
  2. Acredito que estas pessoas que moram em áreas com alto risco de contaminação deveriam se conscientizar mais, e não somente quando um profissional aparece e diz que está tudo errado, se cada um se preocupasse mais com o seu próprio ambiente, não teríamos este alto nível de proliferação do mosquito da dengue todos os anos.

    ResponderExcluir
  3. É incrível como o povo brasileiro não leva nada a sério e nunca toma atitudes definitiva contra seus problemas .E por isso pode pagar coro já que dengue é assunto mais que sério,e que aprendam com isso que deve se tomar alguma atitude!

    ResponderExcluir
  4. Como pode ainda as pessoas não tomarem providência sobre isso já que não é de hoje que essa doença da dengue vem matando as pessoas,sabendo que nós mesmo podes cuidar do nosso planeta,que povo que não tem conciência das coisas que não fazem!

    ResponderExcluir
  5. Até agora, sempre critico o governo ou senão os vereadores, prefeitos e afins, mas hoje eu venho alertar sobre a importância da sociedade neste tipo de tratamento que afeta aos próprios, não sei ao certo a situação da população paraibana, mas, as pessoas ouvem sobre dengue, campanhas alertam, mas passa um tempo, e parece que todos já esqueceram. Portanto o governo da Paraiba, parece, ao menos na teoria estar muito preocupado com a situação da doença no estado e acho isso muito importante

    ResponderExcluir
  6. Acho que não depende só do governo a atitude de prevenção do mosquito da dengue. Se todos os brasileiros se preocupassem pelo menos em não deixar água parada e em fazer coletas de lixo, com certeza não seria tão preocupante essa situação. Espero que pelo menos a promessa “Vamos trabalhar no treinamento de profissionais dos PSFs para que as pessoas realmente se comprometam no combate à doença”, seja cumprida.

    ResponderExcluir
  7. Mariele Cechin
    O governo e os moradores tem tomar atitudes para combater o Aedes aegypti conhecido como o mosquito da dengue, porque com o calor chegando ele se prolifera mais rapido,todos tem que cuidar de suas residensias para não deixar água parada, colocar areia no pratinho das plantas,e juntar o lixo corretamente para que não aja a proliferação do mosquito e outras doenças que a dengue pode trazer.

    ResponderExcluir
  8. Isso é muito ruim para as pessoas que moram la, ver que eles só agora estão fazendo alguma coisa para prevenir. O governo é muito importante nesta situação. Acho muito interessante por parte da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de João Pessoa, que estão formando jovens para ajudar.

    ResponderExcluir
  9. Deus que me perdoe em dizer isso. Mas antes la do que aqui né?! a unica coisa que tenho a dizer é o seguinte. Por que essas pessoas não criam vergonha na cara e nao começam a cuidar mais das coisas ? =// poxa gente há tantas campanhas ensinando como evitar a dengue. por que nao fazem? poxa vamos começar a pensar o perigo pode estar bem diante dos nossos olhos ;)

    ResponderExcluir
  10. Creio que devido a essa situação onde essas pessoas se encontram que todas deveriam ser informadas como esta sendo,e precavidas pois essa doença já matou diversas pessoas e aterrorizou outras,e a cada ano que se passa o indicie cresce mais e mais.

    ResponderExcluir
  11. Uma boa noticia saber disso, pois muitas e muitas pessoas já morreram por causa desse mosquito e desta doença, mas também não adianta a secretaria de saúde trabalhar para combater essa epidemia sozinha, os moradores da Paraíba assim como ou dos outros das outras cidades que também estão em risco, tem que fazer a sua parte!

    ResponderExcluir
  12. Que nem minha colega citou no comentário à cima acho que a população como um todo também deve colaborar para que todos possam se livrar logo desse problema que atinge varias partes do país, e do mundo, todos juntos temos que trabalhar por um mundo melhor! Deixe os agentes de saúde entrar em suas casas, para ver aonde tem água empossada, colabore é para o bem de todos!

    ResponderExcluir
  13. as pessoas tem que ter um bom senso, se cada pessoa fizer sua parte , não vai ter isso em lugar algum

    ResponderExcluir
  14. Morgana Mattos : Agora que o Ministério da saúde descobriu o grande risco desta epidemia de dengue no verão, as pessoas precisam se conscientizar de que elas também precisam combater esta epidemia para o próprio bem delas , e da saúde de todos, porque pode não parecer grave , mas é dengue mata como qualquer outra doença!A população de Paraiba deve estabelecer regras contra a dengue.

    ResponderExcluir
  15. A população tem de se cocientizar que a dengue é um problema sério e precisa ser cauteladamente cuidado e remediado. O nordeste é uma região com grandes probabilidades de dengue, mas isso não evita que a dengue se espalhe por ai, por isso todos devem combater e evitar a dengue.

    ResponderExcluir
  16. Nessa época que o calor aumenta muito devemos cuidar muito mais em não deixar água parada, é a unica coisa que podemos fazer, já que o calor e a chuva são causas da natureza e contra ela não podemos fazer nada oque nos resto é não deixar água parada.

    ResponderExcluir
  17. Os mosquitinhos começam aparecer nessa época, então cabe a nós moradores cuidar, e não deixar agua parada, fazer tudo direitinho para que esses insetos nojentos não passem essa doença para milhares de pessoas.

    ResponderExcluir
  18. Acho que muitas vezes os moradores reclamam do cuidado que o pessoal da saúde tem com essa questão ,mas acabam esquecendo do quanto é importante fazermos a nossa parte também .

    ResponderExcluir
  19. as pessoas não estão cientes do risco que estão correndo o mosquito da dengue é de água limpa e portanto residencial é responsabilidade das pessoas manter tudo seco para evitar esse tipo de epidemia ainda mais agora que ao decorrer do tempo ele vai se tornando mais resistente ...

    ResponderExcluir
  20. isso nos mostra como devemos continuar tomando as precauções contra a dente, não é porque ela diminuiu que devemos deixar de cuidar.

    ResponderExcluir
  21. O pior disse é que eles deveriam fazer isso antes e nao agora porque a dengue nao é so um bichinho nao ,a dengue mata isso sim e ainda mais que agora tem a febre amarela . As pessoas tem que se cuidar muito e tomar todas as precauções.

    ResponderExcluir