quinta-feira, 20 de outubro de 2011

PESQUISA DA SEMANA - Ac

Indústria acreana discute economia verde


Energia renovável é tema de palestra com Robson Oliveira, presidente do Eubra

empresarios_participam_da_palestra_na_fieac_de_robson_oliveira_foto_sergio-vale.jpg 
 governador_e_empresarios_participam_da_palestra_na_fieac_de_robson_oliveira_foto_sergio-vale_2.jpg

governador_e_empresarios_participam_da_palestra_na_fieac_de_robson_oliveira_foto_sergio-vale_6.jpg
A conversa entre os industriais acreanos e o especialista aconteceu na Federação das Indústrias do Acre (Fieac), a convite do presidente Carlos Sasai, e contou com a participação do governador Tião Viana (Foto: Sérgio Vale)
Ousadia é o que falta. Vivemos o momento adequado, estamos na posição adequada e temos os recursos necessários. Falta, apenas, ousadia para empreender, para apostar no novo, para enxergar o futuro e fazer parte dele. Esta foi a principal mensagem deixada aos empresários acreanos por Robson Oliveira, um dos maiores especialistas em energia renovável no Brasil, presidente do Conselho Euro-Brasileiro de Desenvolvimento Sustentável (Eubra).

A conversa entre os industriais acreanos e o especialista aconteceu na Federação das Indústrias do Acre (Fieac), a convite do presidente Carlos Sasai, e contou com a participação do governador Tião Viana.

"Hoje, em todas as partes do globo, se fala em economia verde, em energias renováveis, em desenvolvimento sustentável, em respeitar o meio ambiente. Essa é a nova agenda global e o mundo inteiro está correndo atrás deste caminho. O Robson é uma pessoa da mais alta competência e que quer estender sua mão ao Acre. Espero que a participação dele possa ser esclarecedora e que nós possamos alcançar resultados rápidos", disse o governador Tião Viana.

Oliveira explicou que as tecnologias de desenvolvimento não tem um protagonista exclusivo, e que qualquer um, que ousar, pode protagonizar novos rumos nos negócios. "É preciso pensar agora numa economia verde. Nela, respeito ao meio ambiente e desenvolvimento sustentável são conseqüências naturais. Ela é uma ação econômica com efeito positivo no meio ambiente. Qualquer um com iniciativa e ousadia pode ser protagonista".

O presidente da Eubra alertou o empresariado acreano sobre a atual condição do Brasil, que passa a ser visto como a economia mais interessante do mundo, a única no atual momento, diante da crise financeira que gigantes como Estados Unidos e União Europeia estão passando. "E o Acre está inserido neste Brasil, que, sim, está muito atrasado em relação a investimentos em energia renovável, mas é o melhor país para conversar com esses outros que estão bem avançados nesta questão".

Ônibus elétrico, barco solar eólico, iluminação pública de LED, carros elétricos. As tecnologias de energia renovável estão disponíveis há muitos anos, mas ainda não foram amplamente aplicadas porque, quase sempre, contrariam interesses de grandes empresas. O motor elétrico nos automóveis não é interessante porque enfraqueceria a indústria petrolífera, por exemplo. 

"São alternativas que podem ser aplicadas em programas de eficiência energética e iluminação pública em regiões isoladas na Amazônia, aqui no Acre, que podem ser utilizadas no transporte público, nos rios da região", explicou o palestrante.

Para o presidente da Fieac, Carlos Sasai, as alternativas existem e muitas ideias podem ser implementadas no Acre. "Ele trouxe novas perspectivas pra gente e tenho certeza que vamos aproveitar bem as ideias que ele compartilhou com os empresários acreanos", comentou.

16 comentários:

  1. Ousadia é o que não pode faltar! Nós moramos em um pais que possui muitas maneiras de recursos naturais e devemos saber usar em prol do nosso futuro e do futuro das gerações seguintes. Acho que o Brasil ganha ênfase quando se trata de "recursos naturais" pelo resto do mundo, e que devemos usar isso a nosso favor, já que em algumas vezes deixamos a desejar em outros aspectos. Então, como o texto já diz que "vivemos o momento adequado, estamos na posição adequada e temos os recursos necessários", porque não ousarmos?

    ResponderExcluir
  2. Concordo com a opinião de minha colega acima, temos que aproveitar em quanto temos oportunidades de renovar de aprovaitar a " enerhia verde" enquanto elas está ai, pois recursos e lugares é o que não faltam para o nosso país ir poara frente nesse quesito. Uma grande proposta e uma renovação para o Acre, temos que investir em tudo que temos, para poder levar o país para frente!
    "Hoje, em todas as partes do globo, se fala em economia verde, em energias renováveis..."
    O Brasil tem todos os recursos necessarios para investir nesse projeto, só falta a vontade de ter oportunidade!

    ResponderExcluir
  3. Acho que precisamos que uma pessoa como Robson da mais alta competência e que quer estender sua mão ao Acre, possa explicar melhor para as pessoas qual é o projeto tem muitas pessoas que possam ser contra por causa do meio ambiente, e outras coisas!
    Tambem acho muito importante que foi solicitado a presença do governador Tião Viana pois ele vai poder ter maior conhecimento para saber se investir ou não!
    Em minha opnião o Brasil deve fechar os olhos e investir com tudo nesse projeto , pois recursos temos de sobra.

    ResponderExcluir
  4. Só falta a ousadia pois como meus colegas ja citaram o Brasil é um grande pais em recursos naturais, e porque não ousar, temos que plantar para poder colher futuramente, vamos arriscar, só falta coragem por que o resto ja temos,vamos fazer esse pais crescer naturalmente, vamos aproveitar o que temos, os nossos recursos naturais. Torço para que isso de certo apoio completamente Robson Oliveira.

    ResponderExcluir
  5. Talvez o medo de arriscar e achar que a ideia nao iria dar certo, apesar do meu ponto de vista, ser uma ideia muito interessante e inovadora, o Brasil tem de apoiar qualquer novidade que venha a ajudar a melhorar cada vez mais o país.

    ResponderExcluir
  6. Pois é, concordo com tudo citado acima, e é sim o principal ponto que devemos reforçar no Brasil A OUSADIA. Creio sim, que o nosso país poderia ser um pouco melhor caso ousacemos mais.
    É por essas, e outras, causas que os paises como EUA e Inglaterra, são desenvolvidos, eles ousam, tudo que eles fazem é pensado, mas pensado ousando em tudo e ao extremo.

    ResponderExcluir
  7. tudo citado acima esta certo, precisamos ousar mais, pois assim conseguiriamos ser um pais desenvolvido, ou com qualidade de vida melhor, mas sera que facil uma mudança radial assim? ou melhor ainda, sera que é possivel? a sociedade brasileira estaria disposta a ousar mais, tomar decisoes dificeis ? eis o grande problema, os brasileiros sao desligados, sao mto acomodados infelizmente

    ResponderExcluir
  8. Concordo com os comentários dos colegas acima. no Brasil o que mais se tem é recursos naturais, por exemplo a Amazônia, que é uma das três grandes florestas tropicais do mundo, e é a maior floresta dentre as outras duas, então quer dizer que recursos é o que mais se tem, só basta saber usar da melhor maneira possível, e usar em prol do Brasil, ai sim podemos sonhar com um futuro melhor pra nós, ou se não para as próximas gerações. É o começo!

    ResponderExcluir
  9. O Brasil como um dos maiores posuidores de recursos naturais ,deve tomar a frente na aplicação das suas pissibilidades.Pois além de posuir essa vantagem deve-se pensar na economia que cresceria ainda mais nessa época em que o crescimento é tão necessário.Que o Brasil siga com as novidades!

    ResponderExcluir
  10. Os recursos naturais do Brasil são muito vastos e devem ser aproveitados ao máximo,contribuíriam não só com o avanço do Brasil ,como na vida de toda sua população!

    ResponderExcluir
  11. Uma ótima idéia mesmo , eu acho como foi citado acima pelos meus colegas, nós temos sim recursos naturais á serem aproveitados e temos sim que usá-los sem medo de ''ousar'' , porque amanhã ou depois pode ser tarde demais.

    ResponderExcluir
  12. Uma excelente aposta que têm tudo para dar certo se tivermos a capacidade e ousadia de saber utilizá-la, isso ajudaria a contribuir para um desenvolvimento sustentável, respeitando o meio ambiente. Temos tudo à nosso favor, porque não tentar?

    ResponderExcluir
  13. Muito interreçante essa reportagem,isso sim incentiva os brasileiros,e por isso somos conhecidos,um grande avanço está por vir!!!

    ResponderExcluir
  14. acho que com tantos recursos naturais que possuimos devemos sim usufruir de tudo que temos mais na medida certa para que não se acabe e sempre se renove...

    ResponderExcluir
  15. muito importante isto que está sendo feito, são melhoras significativas que dentro de alguns anos darão uma resposta muito boa para o desenvolvimento do país.

    ResponderExcluir
  16. Isso deve ser dado muita atenção, aproveitar todos tipos de energias que não afetam o planeta, para assim podermos abandonar os poluentes

    ResponderExcluir